Projeto Pedagógico
O campo de atuação da Odontologia vem sendo modificado ao longo do tempo, sendo influenciado pelo paradigma vigente acerca do processo saúde-doença e pela inserção dos Cirurgiões-dentistas nas políticas públicas, as quais balizam a reorientação do modelo de atenção à saúde.
Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN (Brasil, 2002) representaram grande avanço, pois seus pressupostos passaram a orientar o processo de ensino-aprendizagem, a fim de que o perfil e o impacto da formação profissional em Odontologia contemplem as modificações supracitadas.
Frente a essa demanda, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciou em 2013 o processo de avaliação e reconstrução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a fim de avançar na direção de uma maior adequação do mesmo às DCN. Com esse intuito, foram priorizadas ações colaborativas do corpo docente, discente e técnico-administrativo, para que todos tivessem voz nesse momento institucional tão importante.
A reestruturação do PPC foi realizada de forma a considerar a realidade local em que se insere a Faculdade de Odontologia e a situação em que esta se encontra no que se refere à infraestrutura física e de recursos humanos.
Procuramos progredir no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao egresso, investindo em uma maior integração curricular. Esta foi parcialmente atingida, de forma que foi estabelecida a integração dos estágios clínicos. Temos a ciência de que a integração possível, nesse momento, não foi plena, pois esbarramos em quesitos que fogem à governabilidade da instituição. Preferimos propor uma adequação do PPC que seja factível e sobre a qual consigamos conferir resolubilidade na melhoria do processo de aprendizagem de nossos acadêmicos.
Apesar de ser inquietante, esse fato será paulatinamente suplantado, considerando as perspectivas de melhorias institucionais previstas para um período de médio/longo prazo e tendo-se a noção do dinamismo e constante reavaliação/readequação que é inerente ao PPC.